Veja como o atendimento de qualidade aumenta o número de pacientes na sua clínica

Por:digitalpixel
News

19

fev 2018

O atendimento de qualidade é uma necessidade real em qualquer tipo de empresa ou negócio. Com a área da saúde não é diferente, se você investir em eficiência, com certeza, vai ter bons e gratificantes resultados.

O atendimento precisa envolver cada uma das fases de interação com o paciente e, por isso, você vai ver neste texto como fazer isso da maneira correta. Siga os passos abaixo e cumpra todos eles com a máxima fidelidade possível.

Lembre-se, não adianta fazer apenas um, só vai dar certo se todo o atendimento for feito com eficiência.

Pré-atendimento

A primeira etapa é a de construção da interação entre os possíveis pacientes e a clínica. Isso pode ser feito a partir da publicidade tradicional, como também de outras formas muito mais eficientes nos tempos atuais.

A primeira delas é investir em um bom marketing de conteúdo na web. Redes sociais, site oficial, blog, vídeos no YouTube podem trazer excelentes resultados se feitos de forma profissional. Por isso, contrate pessoal especializado para realizar essas funções tão importantes.

Outra forma de deixar você e o seu consultório conhecido pelos possíveis pacientes é犀利士
a criação do discurso de autoridade. Para isso, o ideal é contratar uma assessoria de imprensa e aparecer em entrevistas, escrever artigos e estar sempre disponível para tirar dúvidas dos pacientes.

Esse pré-atendimento é uma verdadeira ação de marketing que vai gerar o primeiro contato entre o paciente e o seu consultório.

Atendimento na recepção

Após conhecer o seu trabalho e tirar algumas dúvidas, os pacientes vão começar a frequentar a sua clínica. Com isso, é hora de partir para outra fase super importante e que pode iniciar a tão necessária fidelização.

A recepção precisa ser muito bem feita. O paciente tem que se sentir bem e confortável dentro da clínica. Por isso, invista em um ambiente limpo, organizado, aconchegante e com alguns detalhes que agradam às pessoas, como um café, biscoitos, entre outras possibilidades.

Além disso, os atendentes precisam estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação com calma e extrema educação. Esse é o primeiro contato direto do paciente com a clínica e isso precisa ser perfeito.

Por isso, treine bastante os recepcionistas, ofereça bons salários, bônus por metas e outros benefícios para que eles tratem os pacientes com a devida atenção e carinho.

Atendimento no consultório

Seja você um dentista, médico, fisioterapeuta, o atendimento precisa ser feito com humanidade dentro do consultório. É comum ver profissionais da saúde que apenas olham no rosto do paciente, fazem algumas perguntas e escrevem um papel com o pedido de exames. Isso é errado!

Trate o paciente como você quer que os seus filhos sejam tratados. Converse, pergunte dos problemas, toque, meça a pressão, enfim, faça com que ele se sinta importante dentro do consultório.

Com certeza, após um atendimento humanizado, a sua clínica vai passar a ser uma referência na cidade e região com uma infinidade de pacientes fiéis.

Pós-atendimento

Depois de sair do consultório, é preciso que o paciente se sinta ainda mais confortável com a clínica. Por isso, invista em um pós-atendimento de excelente qualidade.

Treine os recepcionistas para receberem com o maior cuidado possível esses pacientes, mantenha contato com eles por telefone ou redes sociais, marque o retorno com carinho e seja sempre atencioso quando ver a pessoa na rua.

Você também pode investir em pesquisas de opinião pelas redes sociais, na hora da consulta e em outras formas. Com isso, o paciente vai poder dizer o que achou de tudo e vai te ajudar a melhorar ainda mais o seu relacionamento com ele.

Também crie um canal direto entre você e o paciente através do Whatsapp, por exemplo. Algumas questões só podem ser definidas no consultório, claro, mas existem sim possibilidades de tirar dúvidas e apresentar respostas por meio do aplicativo de mensagens.

Nunca, em momento algum, seja desrespeitoso ou mal-educado com os pacientes. Eles vão sentir isso, mesmo que seja pelo Whatsapp, e todo o seu trabalho anterior pode ir para o lixo de forma imediata.

O pós-atendimento é a cereja do bolo na hora de fidelizar e conquistar novos pacientes. Não deixe essa importante etapa de lado. Faça tudo como demonstrou este texto que vai dar certo. Assim, a sua clínica só vai crescer e os resultados vão melhorar bastante.

Fique atento a tudo que leu e aplique aos poucos essa nova metodologia no seu consultório. Não é simples, mas é bastante possível de mudar o que é necessário. Os resultados vão vir e você vai perceber o quanto valeu a pena essa essencial transformação.

Caso tenha alguma dúvida ainda sobre a relação entre o atendimento de qualidade e o aumento do número de pacientes em uma clínica de saúde, deixe o seu comentário aqui embaixo. Qualquer sugestão também, é só escrever!


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