Saiba como conquistar pacientes para sempre

Por:digitalpixel
News

05

fev 2018

Um dos principais problemas enfrentados por profissionais novos que acabaram de abrir uma clínica é a falta de pacientes. Muitos não sabem como deixar a agenda lotada e essa dificuldade causa prejuízos no final do mês.

Neste texto, você vai aprender como conquistar pacientes para sempre, de uma vez por todas. São técnicas que vão fazer com que as pessoas comecem a frequentar o seu consultório, além de indicá-lo para amigos e familiares. Confira!

Como conquistar pacientes para sempre?

Para conseguir novos e fiéis pacientes para a sua clínica, é preciso investir em uma série de estratégias que vão do marketing até o atendimento. Veja abaixo 6 dicas que vão te auxiliar nesse desafio!

1. Tenha um espaço organizado e aconchegante

O seu consultório precisa ser um espaço confortável para os pacientes. Por isso, invista em uma decoração correta, móveis e eletrodomésticos novos, ar-condicionado e tudo que for necessário ao aconchego deles.

Além disso, ofereça água, café, biscoitos e outros benefícios para que o paciente se sinta bem dentro da clínica. Quanto mais limpo, organizado e atencioso for o ambiente, melhores serão os seus resultados.

2. Seja uma autoridade

O marketing relacionado à área de saúde é muito mais referente ao profissional do que à clínica ou consultório que ele trabalha ou é dono. É preciso que você seja um destaque nas mídias, tradicionais ou digitais.

Para isso, contrate uma agência para cuidar das suas redes sociais, tenha um blog próprio, invista no LinkedIN e sempre permaneça em contato com os seus pacientes e curiosos por meio dessas mídias.

Outra opção importante é contratar um serviço de assessoria de imprensa. Você pode empregar um jornalista por conta própria para fazer esse trabalho, ou escolher uma empresa da área para fazer o contato entre você e os veículos de comunicação.

Entrevistas, artigos de opinião, participação em eventos, tudo isso é importante para que você seja visto como uma autoridade na área em que trabalha.

3. Crie uma boa imagem

Além de ser uma autoridade, é preciso que você seja bem-visto na sociedade. Por isso, seja sempre um exemplo a ser seguido. Não se envolva em polêmicas e, ao conversar com as pessoas, tenha bastante educação e atenção com elas.

Quanto melhor for a sua “fama” entre os pacientes e pessoas próximas, mais credibilidade você vai conseguir passar para essas e outras pessoas que podem se tornar novos pacientes seus em um futuro próximo.

4. Tenha um atendimento de primeira qualidade

É preciso que os seus pacientes se sintam especiais quando pisam na sua clínica. Cada um deles tem que viver um momento único de犀利士
ntro do consultório. Por isso, faça com que essa experiência seja a melhor possível, mesmo que o assunto tratado seja delicado.

Desde o primeiro contato até a despedida do paciente, ele precisa se sentir a melhor pessoa do mundo. O médico, o dentista, ou qualquer profissional de saúde tem o dever de cuidar bem, de ser atencioso, de se mostrar interessado pelos problemas do paciente.

Existe uma infinidade de concorrentes que podem roubar o seu paciente de você. Não deixe isso acontecer, porque estava sem paciência de atendê-lo com atenção e maturidade.

5. Incentive indicações

A melhor propaganda desde que a humanidade existe é a feita por base na indicação. Com o advento da internet e das redes sociais, então, isso ficou mais claro ainda. Ninguém compra algum produto ou serviço sem antes ver a avaliação dele e a opinião de clientes. No seu consultório isso não é diferente.

É possível que você conceda algumas vantagens para pessoas que indicarem novos pacientes à sua clínica. Claro que isso precisa ser feito com cuidado para não atravessar o código de ética da profissão, mas é sim uma possibilidade real.

Você pode, por exemplo, dar um desconto em consultas, exames, ou até mesmo oferecer um brinde, ou criar uma espécie de cartão fidelidade. Sempre deixe claro ao paciente que trazer novas pessoas para o consultório é bom para você e também para ele.

6. Tenha sempre um cartão de visitas

Foi a uma padaria e conversou com a atendente? Dê um cartão de visitas seu a ela. Visitou os amigos de parentes seus? Dê um cartão de visitas a cada um deles. Ajudou uma pessoa no meio da rua? Dê um cartão de visitas a ela.

Espalhe os seus cartões por toda cidade, em cada canto que você for. Em algum momento, uma dessas pessoas vai precisar de um profissional como você e vai lembrar do cartão que aquele médico ou dentista atencioso deu a ele em determinado dia.

É uma forma muito antiga de se fazer marketing, mas que é extremamente eficiente. Pense que o profissional da saúde não é visto como os outros. Ao tratar bem as pessoas com quem convive, você passa uma sensação de humanismo, o que gera empatia e satisfação a esses possíveis novos pacientes.

Com essas técnicas, você vai conseguir conquistar pacientes para sempre na sua clínica. Siga todas corretamente e veja o sucesso chegar cada vez mais próximo de você. Qualquer dúvida que tiver, deixe o seu comentário aqui embaixo!


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