Whatsapp

71 99977-2805

Telefone

71 3342-4302

 

Tenha o controle sobre a inadimplência na sua clínica

Alguns profissionais da área da saúde enfrentam um grave problema com os seus pacientes que é a inadimplência no pagamento de consultas, exames e testes. Isso ocorre em casos específicos, como, por exemplo, com fisioterapeutas e psicólogos que cobram o pagamento uma vez por mês, no lugar de ser em todas as sessões.

Se o seu problema é esse, pode ficar tranquilo que este texto vai te ajudar a eliminar a questão da inadimplência na sua clínica. Fique atento às 5 dicas seguintes que elas podem transformar a sua vida profissional a partir de agora!

1. Faça uma gestão financeira da clínica

Você é um profissional da saúde e empresário ao mesmo tempo, por isso precisa entender muito bem das duas profissões. Não adianta ser um dentista de primeira qualidade, se não sabe nada sobre gerir um negócio.

Por isso, a principal dica para controlara  inadimplência na sua clínica é com uma boa gestão administrativa e financeira dela. Mas como fazer isso? É simples, mas exige dedicação.

O primeiro de tudo é estudar gestão, conhecer como funciona a administração de empresas, conversar com profissionais, ver modelos de sucesso e também de fracasso. Depois todo esse estudo, é hora de pôr em prática o que aprendeu.

Seja muito organizado, crie planilhas de gastos, de ganhos, uma boa base de dados e o que mais for necessário para uma gestão financeira eficiente.

Outro detalhe é investir em diversas formas de pagamento. Dinheiro, boleto bancário, cartão de crédito, débito e o que mais for possível ser feito. Assim, você facilita a vida do paciente na hora de pagar o que te deve.

2. Use bem o seu banco de dados

Ao guardar informações sobre todos os pacientes, você vai saber o quanto cada um deve, qual a recorrência de dívidas e como essas pessoas costumam quitá-las. Um paciente que deve pela primeira vez, por exemplo, exige do profissional uma conversa mais amistosa, com tranquilidade para resolver o problema de uma vez por todas.

Caso o paciente seja daqueles que nunca paga, sempre atrasa, é hora de ter um momento mais franco. Saber de fato o porquê disso, explicar como essa inadimplência prejudica a clínica e o próprio tratamento dele e tomar uma decisão em conjunto para solucionar o problema.

O ideal é que você solucione o problema e, caso ele venha a se repetir, desista do paciente e diga não poderá mais atendê-lo. Caso ele não pague por uma questão de falta de dinheiro mesmo, sem as famosas desculpas esfarrapadas, crie um cronograma de pagamento, ofereça descontos, parcele, enfim, faça de tudo para que ele consiga te pagar sem prejudicar muito a vida financeira dele.

3. Ofereça prêmios a quem pagar no tempo certo

Mostre a todos os seus pacientes o quão vantajoso é pagar na data certa o valor das consultas, exames e testes. Crie de tempos em tempos premiações para aqueles que se mantiverem com as contas em dias por determinado período de tempo.

Esse bônus pode ser um desconto em alguma consulta, um presente mesmo, um sorteio de um prêmio mais especial, ou outro benefício que vai depender também da sua criatividade.

Quando a pessoa percebe que há vantagens em pagar até a data determinada, ela vai passar a fazer uma força para conseguir o dinheiro no tempo correto.

4. Tenha serviço de proteção ao crédito

É essencial que você aja como um empresário com a sua clínica. Por isso, em caso de não pagamento e não negociação com devedores, coloque o nome deles em serviços de proteção ao crédito como o SPC e o Serasa.

Essa deve ser a última medida a ser tomada. Antes disso, tente conversar de todas as formas, negocie, busque o entendimento com muita tranquilidade, diálogo e compreensão. Nada de ser mal educado com o seu paciente, muitas vezes ele não paga por não ter mesmo o dinheiro no tempo certo.

5. Treine alguém para fazer as cobranças

Provavelmente, você não vai ter tempo de cobrar cada um dos seus pacientes inadimplentes. Por isso, é preciso que alguém faça isso por você de forma profissional. Existem duas opções: contratar uma empresa especialista no assunto, ou treinar um profissional para que trabalhe com você nesse desafio.

Pode ser a própria recepcionista da clínica, desde que ela seja treinada para isso. Esse treinamento é feito a partir de cursos de especialização e práticas que vão mudar a forma como essa profissional vai lidar para conseguir resolver o problema.

Não coloque um amador para tomar conta dessa parte tão importante da sua empresa. Aja com responsabilidade para conseguir controlar a inadimplência na sua clínica. Se tiver restado alguma dúvida ainda sobre o tema, deixe o seu comentário aqui embaixo que a equipe da Santé vai te ajudar a resolver esse problema!

Compartilhe
Comments are closed.
INFORMAÇÕES DE CONTATO

Entre em contato conosco, envie suas dúvidas ou sugestões. Estamos prontos a atendê-lo.
  • Av. Tancredo Neves, 2539 Caminho das Árvores - Ed. CEO Shopping, Sala 2804 Torre Londres
  • CEP: 41820-020 Salvador - Bahia
  • 71 3342-4302 | 71 99977-2805
  • contato@santeposgraduacao.com.br
Receba conteúdo sobre saúde e gestão