Whatsapp

71 99977-2805

Telefone

71 3342-4302

 

Saiba qual o perfil do profissional de saúde no Brasil

Em toda profissão existe um padrão no estilo de ser, de se vestir, de se comportar. Isso sem falar nas habilidades e inteligências necessárias. Para quem trabalha com saúde não é diferente. Afinal de contas, você sabe qual o perfil do profissional de saúde no Brasil?

Muitos pensam ter ideia, mas a maioria pode estar enganada. Nos próximos tópicos, você vai ter a oportunidade de conhecer o perfil necessário para você ser um profissional de saúde com alta credibilidade no país. Confira!

Qual o perfil do profissional de saúde no Brasil?

Existe uma série de características e habilidades que diferem o profissional de saúde brasileiro com os demais. A principal delas tem a ver com o estilo de vida de quem escolhe alguma profissão que cuide da vida de outro ser vivo.

O profissional precisa, muitas vezes, abdicar da sua vida pessoal, emocional, íntima e com amigos em prol da carreira na área da saúde. É comum ter que ficar mais de 8 horas por dia, trabalhar nos finais de semana, feriados, fazer plantões e mais uma série de trabalhos que vão atrapalhar e muito as outras partes da vida dessa pessoa.

Além disso, um bom trabalhador da saúde precisa estar sempre atualizado. A pesquisa, o estudo, o ensino, andam de mãos dadas com as tarefas realizadas por ele. Um dia o tratamento X é o melhor, no outro o Y já faz bem mais efeito e o X é deixado de lado. Se você não prestar atenção nessas mudanças do sistema de saúde mundial, ficará para trás.

Quem trabalha com saúde no Brasil também precisa passar credibilidade e seriedade para os seus pacientes e para toda a sociedade. É comum, nas festas de universidades e de recém-formados, saírem fotos desses profissionais em situações constrangedoras. Isso pode acabar com o início de sua carreira. Tome muito cuidado. Uma pessoa não vai querer colocar a saúde dela nas mãos de um médico ou enfermeiro que ela não confia.

Por último, o perfil do profissional de saúde no Brasil exige que ele seja considerado uma autoridade perante a sociedade em que vive. Por isso, investir em um site próprio, redes sociais, blogs, dar entrevistas e escrever artigos de opinião são excelentes ideias para trazer essa imagem ao conhecimento público. Quanto mais pessoas pensarem que você é autoridade no que faz, mais pacientes vai ter.

Quais as habilidades que um profissional de saúde deve ter?

Além de um perfil pessoal e profissional, o trabalhador da saúde precisa também levar em conta uma série de habilidades necessárias para poder servir a população com confiança e credibilidade.

Veja 3 habilidades essenciais para o profissional de saúde no Brasil na lista a seguir!

1. Ser atencioso

Um bom profissional de saúde precisa entender que a área que ele escolheu para trabalhar por toda a vida lida diretamente com pessoas. E, muitas vezes, essas pessoas vão atrás desse serviço por motivos ruins, que trazem desesperança e tristeza para elas.

Ao chegar a um consultório, clínica ou hospital, elas necessitam de um atendimento humano, carinhoso, cuidadoso, atencioso. Por isso, é essencial que o trabalhador da saúde trate os seus pacientes com muita paciência e cuidado.

2. Ter persistência

Quem trabalha com área de saúde sabe que não é simples chegar a grandes resultados e ter boas promoções com o passar do tempo. Isso porque essa é uma profissão muito complexa, que exige bastante dos profissionais.

Por isso, é necessário que essa pessoa seja persistente e isso vale em tudo que ela faz como trabalhadora da saúde. Na atenção ao paciente, na melhora do ambiente de trabalho, na conquista de equipamentos e suprimentos para os hospitais, nos avanços das pesquisas e tecnologias.

Sem persistência, fica difícil ser um profissional de saúde no Brasil. Fique atento a essa dica que ela pode mudar a sua vida!

3. Ser pró-ativo

Ter iniciativa é uma necessidade de qualquer profissão, mas na saúde ela é ainda mais essencial. Isso porque muitas coisas só vão acontecer, se você tomar frente delas e fazer acontecer. Não tem como esperar uma ordem, ou aguardar por um milagre, é você que vai mudar a vida daquela pessoa que precisa de um serviço de saúde.

A proatividade é questão de primeira necessidade em quem trabalha na área, independente da profissão que desejou seguir. Se você for para a pesquisa, por exemplo, a cura do câncer ou da AIDS não vai ser descoberta sozinha, é preciso que você busque, por conta própria, soluções para esses graves problemas mundiais.

O perfil do profissional de saúde no Brasil é uma mistura de padrões internacionais com a necessidade e falta de investimentos existentes no país. Se você é da área da saúde e gostou deste texto, compartilhe-o com seus colegas de profissão nas redes sociais e aplicativos de mensagem!

Compartilhe
Comments are closed.
INFORMAÇÕES DE CONTATO

Entre em contato conosco, envie suas dúvidas ou sugestões. Estamos prontos a atendê-lo.
  • Av. Tancredo Neves, 2539 Caminho das Árvores - Ed. CEO Shopping, Sala 2804 Torre Londres
  • CEP: 41820-020 Salvador - Bahia
  • 71 3342-4302 | 71 99977-2805
  • contato@santeposgraduacao.com.br
Receba conteúdo sobre saúde e gestão

[contact-form-7 404 "Not Found"]