Gestão em Saúde ganha espaço no mercado e na educação

Por:digitalpixel
News

27

nov 2017

A gestão em saúde é uma área que vem crescendo bastante em todo o país, principalmente pela maior quantidade de cursos oferecidos, inclusive dentro de hospitais e clínicas especializadas. Esse tipo de gerenciamento é muito importante para empreendedores de quaisquer níveis.

Seja você dono de uma pequena clínica com apenas um consultório, ou diretor de um grande hospital, entender de gerência no ramo da saúde é de extrema necessidade. Existem diversas possibilidades disponíveis em instituições educacionais e o mercado abraça cada vez mais esses profissionais capacitados.

Confira abaixo como funciona a gestão em saúde no Brasil. Seja na parte educacional, ou na hora de colocar na prática dentro do mercado de trabalho.

A gestão em saúde na educação

São diversos os cursos de gestão em saúde que você vai encontrar por aí. Existem especializações, graduações, técnico, pós-graduações e outros tipos de aprendizados espalhados por todo o território nacional. Alguns deles são dados por grandes hospitais, inclusive. Já outros você encontra com mais facilidade em escolas especializadas na área.

A sua decisão deve partir da maior necessidade que tem no ramo em que atua. Às vezes, para você, não é necessário um curso geral, mas sim um específico em determinadas disciplinas. O ideal é buscar entre as possibilidades disponíveis e escolher àquela que melhor vai te atender.

Uma dica é conferir a grade curricular dos cursos e a carga horária de cada uma das matérias. Isso vai te ajudar bastante na hora de definir o que for melhor para o seu negócio.

Escolha também instituições respeitáveis e com alta credibilidade. Não vá pelo menor preço, muitas vezes as surpresas dentro do curso podem ser desagradáveis e o dinheiro investido será jogado fora.

Tipos de cursos

Abaixo você vai conferir uma lista com os tipos diferentes de cursos de gestão em saúde que vai encontrar pelo Brasil. Veja cada um deles e decida pelo que melhor te atender:

  • Técnico em gerência de saúde – curso mais simples, de curta duração, para quem não precisa de um aprendizado mais completo.
  • Tecnólogo em gestão de saúde – equivalente a um curso superior, apresenta as bases técnicas para ser um profissional da área.
  • Sequencial em Gestão de Serviços de Saúde – oferecido por faculdades, é um curso mais completo que o tecnólogo.
  • Bacharelado em Gestão de Saúde – toda uma grade teórica e prática da área que você vai aprender sobre administra犀利士
    ção, saúde e tudo que envolver esse grande ramo.
  • Especialização em Gestão de Saúde – para quem já é formado na saúde ou administração, uma oportunidade de entender um pouco mais sobre o gerenciamento de empresas da área da saúde.
  • Pós-graduação em Gestão de Saúde – o ideal para quem quer entender de fato como funciona o mercado e as possibilidades de crescimento na gestão em saúde. Um curso que vai te dar o conhecimento necessário para poder gerir uma empresa de qualquer tamanho.

O mercado no Brasil

Por ser uma área muita ampla, as oportunidades no mercado de trabalho também são diversas. Você pode utilizar do curso para gerenciar a sua própria 犀利士
acao.com.br/7-dicas-para-melhorar-o-atendimento-em-sua-clinica/”>clínica, sala ou hospital, como também pode fazê-lo para ser um administrador de alguma empresa do ramo.

Caso a sua intenção seja trabalhar para outra empresa, o ideal é fazer um curso bem reconhecido, enviar currículos com todas as suas experiências para esses lugares e entrar em contato com líderes desses empreendimentos para poder fazer um bom networking e garantir o seu emprego.

Participe também de feiras, seminários, exposições e demais eventos da área da saúde. É lá que você vai conhecer grandes empregadores, inclusive, o seu futuro chefe pode sair de lá.

A área da saúde está sempre forte, dificilmente passa por crises, porque é uma necessidade básica de qualquer pessoa. Por isso, o mercado quase sempre traz resultados positivos para a contratação de novos profissionais.

A profissão de gestor

Existem duas formas de trabalhar na gestão em saúde no Brasil: técnico e adjacentes ou como graduado, especializado e pós-graduado.

  • Técnico em gestão de saúde: planejamento de políticas de saúde, gerenciamento de processos e serviços, assessoria especializada, consultoria técnica, estatística e métricas na saúde, estoque, compras e distribuição, entre outros.
  • Graduado ou pós-graduado em gestão de saúde: planejamento, execução, gerenciamento, coordenação, liderança, chefia e organização de instituições de saúde privadas ou públicas. Gestão de equipamentos, manutenção, compra, RH, orçamento, resíduos e finanças em geral.

Essas são algumas das dezenas de possibilidades que um gerente da área da saúde pode trabalhar. O técnico em posições mais de segundo escalão e o graduado ou pós-graduado nos ofícios relacionados à chefia, coordenação e liderança.

Se gostou deste texto sobre a gestão em saúde e quer saber mais a respeito dessa área tão importante no mercado de trabalho, curta a nossa página no Facebook e fique atento a todas as novidades do ramo.

Se você tem interesse ou alguma dúvida sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários. Será um prazer te ajudar!

Compartilhe:

Conta   Carrinho     
  

Empresarial Civil Towers, torre Cirrus - Rua Arthur de Azevêdo Machado, 1225 - 13º andar, sala 1303/1304 - Costa Azul, Salvador - BA, 41760-000

contato@santeposgraduacao.com.br

×