Conheça os desafios e oportunidades para os profissionais da saúde no Brasil

Por:digitalpixel
News

13

nov 2017

Escolher entrar para o rol dos profissionais da saúde no Brasil não é simples, muito menos fácil. Apesar de muita propaganda po犀利士
sitiva a respeito de salários e status, na realidade não é bem assim que funciona. A pessoa para poder trabalhar na área tem que gostar muito do que faz e enfrentar diversos desafios para chegar às oportunidades certas.

Seja você da área da odontologia, medicina, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia ou enfermagem, os desafios existem para todas e todos. Confira abaixo como enfrentá-los e quais oportunidades vai ter pela frente ao escolher trabalhar com a saúde.

Os desafios dos profissionais de saúde no Brasil

Os principais desafios de quem quer trabalhar na área da saúde no Brasil estão exatamente na formação. Após passar em um vestibular e terminar o curso superior, é preciso pensar em como se destacar no mercado.

O ideal é que o profissional saia da universidade já com o que quer fazer definido para poder seguir o melhor caminho. Existem alguns que preferem um lado mais empreendedor, por exemplo, ao abrir uma clínica, consultório, ou outro tipo de empresa. Já aqueles que gostam do trabalho diário de um hospital, ou que querem a pesquisa, o laboratório.

A motivação para trabalhar

O trabalho na área da saúde é cansativo, estressante, pode gerar problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão e muitas ve犀利士
zes as recompensas por toda essa exaustão não valem muito a pena.

Você pode, por exemplo, trabalhar em uma clínica que não vai te dar a estrutura suficiente, equipamentos, suprimentos, medicamentos, nada disso. Com um número elevado de pacientes com problemas graves e apenas você para atender a todos eles. Não é fácil, mas para quem ama a profissão e quer cuidar das pessoas, é possível sim passar por cima dessas dificuldades e seguir o caminho do respeito à saúde do outro.

Por conta desses e outros problemas, a falta de motivação e a acomodação em certos tipos de trabalho é comum, mas não pode se tornar normal. Sempre que você estiver desmotivado, infeliz, não se acomode àquele estilo de vida, mude, tente outros ares, saia dessa zona de conforto desagradável.

O desgaste emocional às vezes é tão forte que atrapalha não só na sua relação com o paciente como também com a família e amigos. Se chegar a esse ponto, o ideal é dar uma parada, acalmar os ânimos, procurar ajuda profissional e começar de um jeito mais leve.

Esses problemas ocorrem principalmente com quem faz plantão, mas mesmo os que não fazem podem ter sim uma sobrecarga emocional e de trabalho. Fique sempre atento, a sua saúde precisa estar ótima para poder cuidar da saúde das outras pessoas.

As oportunidades na saúde

Nem só de desafios profissionais e emocionais vive o profissional da saúde. É preciso que ele também tenha oportunidades para poder melhorar de vida e ser um trabalhador mais eficiente e cuidadoso com os pacientes.

A primeira dica você já viu por aqui: ficar parado não dá, não pode. É preciso sempre se qualificar mais, seja com novos cursos, seminários, palestras, enfim. Quanto mais diplomas e certificados tiver, melhor.

A leitura também é muito importante para a geração de novas oportunidades profissionais. Leia sempre sobre os assuntos do interesse da sua profissão, atualize-se, a saúde é uma área que está em constante transformação. Uma coisa que vale hoje, amanhã já não vale mais.

Com boas qualificações, você vai conseguir crescer no meio profissional, ter melhores empregos e até mesmo abrir o próprio negócio, caso seu interesse seja empreender.

Além disso, a participação em eventos, seminários e palestras faz com que você crie um importante networking com outros profissionais e empresários da área. Talvez o seu crescimento profissional está escondido em uma sala de um coffee break e você nem sabe.

As habilidades do profissional de saúde

Todo profissional de saúde precisa ter habilidades próprias para conseguir oportunidades profissionais. Além da técnica avançada, é preciso saber lidar bem com pessoas e ter capacidade de gerenciar um negócio ou até mesmo a própria vida.

Tudo isso se consegue de duas formas: conhecimento + experiência. A habilidade técnica, por exemplo, é uma forma de você reciclar o que já sabe e se tornar um profissional com uma capacidade melhor de resolver os problemas dos pacientes.

Já as habilidades pessoais estão relacionadas à capacidade do profissional de lidar com toda a complexidade de cada ser humano que ele atende e também com os colegas de trabalho. Isso pode ser aprendido em um curso de gestão de pessoas, por exemplo, mas principalmente com a rotina de conversar, ser educado e respeitoso com todas as pessoas ao seu redor.

Por fim, as habilidades gerenciais vão te ajudar a ter uma vida menos estressante e cansativa, além de mais produtiva. Você aprende a gerenciar a sua vida, o seu tempo, o quanto vai trabalhar, descansar, divertir. Gerir não é apenas para empresa, mas para a sua própria vida também. Se o seu problema é estresse por excesso de trabalho, faça cursos e aulas de gestão de tempo, leia sobre isso e aplique na sua vida.

Caso tenha alguma dúvida sobre o desafio e as oportunidades dos profissionais de saúde no Brasil, deixe um comentário aqui embaixo que vamos ter prazer de responder o mais rápido possível.

Se você tem interesse ou alguma dúvida sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários. Será um prazer te ajudar!

 


Compartilhe:

Conta   Carrinho     
  

Empresarial Civil Towers, torre Cirrus - Rua Arthur de Azevêdo Machado, 1225 - 13º andar, sala 1303/1304 - Costa Azul, Salvador - BA, 41760-000

contato@santeposgraduacao.com.br

×