Entenda a importância de uma formação empreendedora

Por:digitalpixel
News

07

dez 2017

Ana é uma jovem que acabou de se formar em um curso da área da saúde, mas não se vê como funcionária de nenhuma empresa. Ela sabe que nasceu para ser dona do próprio negócio, mas não tem noção de como começar. Com a formação empreendedora, ela vai poder modificar essa realidade e realizar o sonho profissional da vida dela.

Não é simples empreender e essa afirmação é correta por diversos motivos: burocracia para abrir uma empresa, impostos a serem pagos, gestão do negócio, de pessoas, aprendizado aprofundado em áreas da administração, falta de incentivos fiscais, de infraestrutura e uma série de outras dificuldades que qualquer pessoa pode ter ao tentar ser dono de uma organização.

Para conseguir entender sobre todas essas áreas e fazer um trabalho com eficiência, é preciso ter uma formação empreendedora de qualidade. Veja abaixo como funciona esse tipo de capacitação, o perfil de uma pessoa para trabalhar como empreendedor, a importância do estudo empresarial e qual  a educação ideal para se tornar um profissional de primeira linha.

Quais tipos de formação empreendedora existem?

A primeira e mais comum forma de trabalhar como empresário é ao completar a graduação em administração de empresas, mas se você é de outra área, não se desespere, as possibilidades são várias.

Para quem formou em outro curso, o ideal é fazer especializações ou pós-graduações em áreas relacionadas à gestão e ao empreendedorismo. Existem dezenas de opções em escolas e faculdades, basta definir a que mais vai te ajudar a abrir a sua própria empresa.

  • Curso geral de Formação Empreendedora;
  • Gestão de Negócios;
  • Gestão de Pessoas;
  • Contabilidade;
  • Recursos Humanos.

Essas são apenas algumas alternativas, mas existem outras várias em todo o mercado educacional brasileiro. A sua habilitação não pode só ficar em sala de aula, busque ler livros, textos, artigos científicos e publicações especializadas. Converse com empreendedores, veja e analise cases de fracasso e de sucesso. Só assim para ter uma formação completa em empreendedorismo.

A dica é que se você não entende nada sobre o assunto, o melhor é mesmo fazer o curso geral e depois se especializar na área de maior interesse.

Qual a importância dessa capacitação?

Para quem quer ser dono do próprio negócio, esse aprendizado é essencial. Amadores costumam não se dar muito bem ao abrir empresas, é só ver o número de empreendimentos fechados no Brasil com menos de dois anos de funcionamento. Muito disso acontece pela simples falta de capacidade em gerir uma organização.

Além disso, você pode ter outros diversos concorrentes que não sabem metade do que você aprendeu ao estudar empreendedorismo. Ou seja, assim que entrar no mercado, vai poder usar as suas habilidades para ultrapassar essas empresas e se tornar, em médio prazo, uma referência no tipo de serviço oferecido.

Outro detalhe importante é que, normalmente, os professores e pesquisadores desses cursos são pessoas renomadas no mercado empresarial. É uma excelente oportunidade de fazer um networking de qualidade para futuras parcerias.

Como é o perfil do empreendedor brasileiro?

O Brasil é um dos países com maior número de empresários em todo o mundo. Isso, principalmente, por conta do advento do microempreendedor individual (MEI) e das vantagens que micro e pequenos têm por participarem do Simples Nacional e, assim, pagarem menos impostos.

Para que você tenha sucesso, é preciso investir também na sua formação pessoal, no trato com as outras pessoas, no respeito e educação. Um empreendedor que se dá bem no mercado tem foco nas metas que segue, é disciplinado, resiliente e luta diariamente para conseguir atingir todos os propósitos e objetivos que tiver.

Se você tem uma dificuldade com esse perfil de liderança, existem vários cursos com coachings que podem te ajudar a melhorar a sua apresentação pessoal como empresário.

Além de um perfil, o profissional também precisa ter a visão de um grande líder para conseguir chegar aonde quiser. Por isso, é necessário que ele esteja sempre de olho no mercado, nas novas tecnologias e inovações. Também é preciso se informar sobre as finanças do Brasil e dos países que influenciam a economia global, ficar atento à política, pesquisar sobre tendências e ter o time certo para descobrir oportunidades de fazer novos negócios.

Outro detalhe importante para um empreendedor é o estímulo que ele deve dar ao pensamento diferente, criativo, moderno, que pode ser a porta de entrada da empresa para um mercado consumidor muito maior.

Se você for contar as principais empresas do mundo atualmente, praticamente todas elas só estão onde estão por conta da mistura entre criatividade e tecnologia. Não deixe essas duas habilidades de lado, elas fazem a diferença de verdade.

Se tiver gostado deste texto sobre formação empreendedora e quiser aprender mais sobre assuntos correlatos a esse, basta curtir a nossa página no Facebook e ficar atento a todas as novidades do mercado empresarial brasileiro.


Compartilhe:

Conta   Carrinho     
  

Empresarial Civil Towers, torre Cirrus - Rua Arthur de Azevêdo Machado, 1225 - 13º andar, sala 1303/1304 - Costa Azul, Salvador - BA, 41760-000

contato@santeposgraduacao.com.br

×