Como atrair mais pacientes para o meu consultório?

Por:digitalpixel
News

18

dez 2017

São tempos de crise e até mesmo a saúde pode sofrer com esse período de recessão. As pessoas deixam de ir com frequência ao consultório e buscam soluções dentro de casa mesmo para os problemas que enfrentam.

A questão é que você precisa do seu trabalho para sobreviver e há muita lacuna entre os horários disponíveis na sua clínica. Como, então, atrair mais pacientes? O que é preciso ser feito para que eles entendam a importância de um tratamento com o profissional especializado? Todas essas e outras perguntas você vai descobrir agora neste texto. Tenha uma excelente leitura!

Tenha um bom banco de dados

A primeira dica para você levar mais pacientes à clínica em que trabalha é preencher o banco de dados com as informações de todos os pacientes que vão lá, que estão em tratamento, que há muito tempo não voltam, entre outros.

Ao juntar esses conhecimentos, fica muito mais simples investir em estratégias de atração e divulgação, de acordo com o perfil de cada um. Por isso, contrate um bom software e tenha sempre ao seu lado o uso de um banco de dados que supra as suas necessidades enquanto empreendedor.

Faça a divulgação correta

Após analisar todos os pacientes faltosos, você precisa pensar em um plano de convencimento. Alguns deixaram de ir por falta de dinheiro mesmo, mas outros podem ter encontrado um outro profissional que tenha atendido melhor às expectativas deles.

Ao entrar em contato com cada um, descubra o que fez com que eles deixassem de se consultar com você e ofereça benefícios para voltarem a frequentar o seu consultório. Cuidado para não ir contra as regras de promoção feitas pelos conselhos nacionais das categorias da saúde. Pesquise bem sobre o seu e saiba conversar para conseguir ter essas pessoas de volta.

Preste um excelente atendimento

Você não pode perder mais nenhum paciente, por isso é preciso que você ofereça um serviço bem melhor do que estava ocorrendo anteriormente. Ofereça a cada um o atendimento especializado, único, muito bem-feito, de excelência mesmo. Desde o momento que a pessoa chega ao consultório até a hora dela ir embora.

Quanto melhor for a forma de você, da recepcionista, da secretária, enfim, de qualquer pessoa atender os pacientes, mais à vontade eles vão ficar. Assim, com certeza, eles vão querer voltar para a sua clínica, além de indicar novos pacientes.

Crie um programa de incentivos

Se a pessoa for X vezes ao seu consultório, ela tem direito a X% de desconto ou ganha uma consulta grátis. Faça planos diversos, de acordo com o perfil de cada paciente. Ele vai se sentir valorizado e a relação entre vocês vai melhorar bastante.

O ideal é que você mesmo converse diretamente com o paciente a respeito do programa de incentivos. Não deixe para a secretária ou recepcionista. Sente, no fim da consulta, e descubra em um diálogo qual tipo de benefício que essa pessoa precisa ter para poder continuar frequentando a sua clínica.

Realize uma avaliação do seu trabalho

Essa avaliação pode ocorrer de diversas formas:

  • Conversa direta com o paciente;
  • Pequeno formulário de perguntas;
  • Caixa de sugestões;
  • Uso do e-mail e redes sociais para fazer as críticas e recomendações.

A ideia é usar todas elas. Existem pacientes, por exemplo, que não usam internet e preferem uma boa conversa do que escrever em um papel o que pensa sobre o atendimento da clínica. Já outros agem de forma diferente. Você vai ter todas essas pessoas no seu consultório, diga a eles para serem sinceros mesmo, porque o seu objetivo é melhorar ainda mais o atendimento com base na crítica deles.

Também saiba escutar na hora de ouvir uma reclamação. Não tente justificar, dizer que não é assim. Ouça muito bem, com atenção, o que a pessoa diz e depois fale para ela que anotou todas as sugestões e agradeça pela participação no aprimoramento do atendimento do consultório. Aja sempre com muita educação com todos, independentemente do teor da crítica.

Envolva-se em causas sociais e humanitárias

Isso faz bem não apenas ao seu trabalho, como também melhora a sua vida como ser humano. É preciso que o profissional doe um pouco do seu aprendizado para lutar por um mundo melhor. Se você é veterinário, por exemplo, ofereça horários para tratar de animais de rua ou recém-capturados por organizações que cuidam desses bichinhos.

Com os profissionais da saúde humana não é diferente, você pode tirar um tempo da sua agenda semanal para cuidar de pessoas que não têm dinheiro ou ajudar de qualquer outra forma, como, por exemplo, patrocinando um evento cultural importante da sua cidade.

Essa atitude vai fazer o seu nome ser lembrado por todo mundo que apoia essas causas e te tornar uma verdadeira autoridade na cidade em que trabalha.

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