7 dicas para melhorar o atendimento em sua clínica

Por:digitalpixel
News

22

nov 2017

 

Um dos principais pontos estratégicos de uma clínica de qualidade é o atendimento. Saber trabalhar com  público exige muita simplicidade, respeito, transparência e paciência também. Poucos conseguem lidar com todos essas qualidades juntas, mas elas são essenciais.

Para acabar de vez com os seus problemas, listamos abaixo sete dicas que vão te ajudar a ter um atendimento de excelência na sua clínica. Preste bastante atenção e cumpra com todos eles para resultados satisfatórios.

1. Infraestrutura ideal para o atendimento em sua clínica

Uma clínica precisa ter uma infraestrutura aconchegante e bem organizada, caso queira ter sucesso com os pacientes. Normalmente já não é uma situação satisfatória que fez aquela pessoa te procurar, com isso é preciso que, pelo menos, o ambiente que ela esteja seja confortável, para amenizar esse problema.

Invista em boas poltronas, televisão, Wi-Fi, uma mesa com café, biscoitos, água; banheiros limpos, um ambiente climatizado, cheiroso, antedimento rápido via computador, telefone, variadas formas de pagamento e uma decoração que traga paz e calma para quem estiver ali.

Um arquiteto vai ajudar muito você nisso. Não se esqueça também dos equipamentos próprios para o atendimento de qualidade: computador, telefone, arquivos, armários, softwares para organização de horários e valores, etc.

2. Os processos precisam ser padronizados

Independente se for uma ou várias pessoas que trabalham no atendimento em sua clínica, o ideal é que seja feito um ou diversos treinamentos para que todos os processos sejam padrões. Além de gerar mais credibilidade com o público, os processos vão ser bem mais organizados e eficientes.

Existem diversas formas de se treinar os seus funcionários. Pode ser a partir de cursos da internet mesmo, de experiências que você já tenha tido ou contratando uma empresa ou profissional especializado na área de atendimento.

3. Banco de dados é essencial

Ter um software que organiza e arquiva um bom banco de dados é importante para toda e qualquer empresa. Com uma clínica de saúde não seria diferente. Você precisa ter os dados dos pacientes guardados em um arquivo até mesmo para te ajudar na hora de receber a pessoa na hora da consulta.

Podem existir pacientes que foram uma vez à sua clínica há quatro anos e voltam depois desse tempo todo com um problema relacionado ao anterior. Se tiver um banco de dados bem completo, tudo isso vai estar escrito nele e a resolução do problema vai ser muito mais rápida. Eficiência para o cliente, ponto positivo para a sua clínica.

4. Os pacientes exigem humanidade

A principal crítica de pessoas atualmente com a saúde é exatamente com a falta de empatia e  de humanidade dos profissionais. Isso muito pela carga alta de trabalho, mas também por uma falta de interesse e até mesmo frieza excessiva no trato com os pacientes.

Não seja essa pessoa, definitivamente. É preciso tratar as pessoas como seres humanos, conversar, olhar nos olhos, escutar, tratar com respeito e muita humildade. Não é porque você ostenta um “doutor” antes do nome que é melhor que ninguém, não é mesmo? Preste bastante atenção nisso!

5. Atualização, inovação, tecnologia

Nem a sua clínica, muito menos você, podem estar de fora das novidades tecnológicas e inovadoras a respeito do mercado da saúde. Novos softwares, ferramentas, equipamentos. Tudo que for para facilitar e melhorar o seu trabalho deve ser analisado com muito carinho.

Quanto mais avançada for a sua clínica, maior será a credibilidade dela com os seus pacientes. Isso gera indicações, que se transformam em um futuro bem rápido em novos pacientes. Não fique parado no tempo que isso pode ser um grave problema para o desenvolvimento do seu negócio.

6. Profissionais precisam ser capacitados

Além do treinamento para padronizar os processos dentro da clínica, você precisa contratar pessoas capacitadas para ocupar a função. Não adianta ter um atendimento perfeito no que é mecanizado e o profissional que trabalhar nele não tiver o menor tato com a profissão.

Pesquise bem antes de contratar alguém, analise o currículo, habilidades, faça dinâmicas que provem a habilidade daquela pessoa lidar bem com o público da sua clínica. Encontre profissionais ideais, isso já é meio caminho andado.

7. Pós-atendimento é essencial

A última e não menos importante dica é sobre o chamado pós-atendimento. Ele ocorre exatamente quando o paciente sai da consulta e volta para a banca do atendimento para saber o que é preciso que ele faça depois dali. A hora de conquistar o seu paciente é exatamente esta!

Faça com que ele se sinta bem, abraçado pelos profissionais e pela própria clínica. Troque informações, fale que a qualquer momento pode entrar em contato para tirar qualquer dúvida e faça com que isso realmente aconteça. Pegue mais dados para por no seu banco e entre em contato com uma certa regularidade para saber se está tudo bem com ele.

O pós-atendimento em algumas situações é mais eficiente que a própria consulta na hora de fidelizar esse paciente. Caso queira saber mais sobre o atendimento em sua clínica e outros assuntos, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades da área da saúde.

Se você tem interesse ou alguma dúvida sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários. Será um prazer te ajudar!

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