Glosa em planos de saúde: como vencer esse desafio

Por:digitalpixel
News

24

jan 2017

Seja em hospitais ou em clínicas, quando chega o final do mês surge sempre o mesmo desafio: o fechamento de planilhas de ganhos e custos. É nesse momento que pode surgir um dos maiores fantasmas dos profissionais da saúde, as glosas.

Se ainda não está familiarizado com o tema, a gente te explica; as glosas acontecem quando os planos de saúde se recusam a pagar determinado serviço ou tratamento realizado. Elas podem acontecer por uma série de fatores, como falha cadastral, erros em fichas médicas, entre outros.

Caso você se sinta prejudicado, é possível recorrer e pedir a restituição dos valores das despesas. No entanto, esse processo pode ser demorado e provavelmente você não receberá o dinheiro de imediato.

Por isso, para não ficar no prejuízo, é extremamente importante evitar glosas desnecessárias. Nesse sentido, treinar a equipe que compõe a instituição de saúde é uma das principais medidas.

Conheça os tipos de glosas

Normalmente, as glosas acontecem quando há diferenças entre o que está escrito no formulário de atendimento e o que é exigido pelo convênio médico, mas há algumas situações particulares.

De acordo com especialistas da área médica, existem dois tipos de glosas mais comuns: de natureza administrativa, quando há falhas no momento da cobrança, falta de integração entre o convênio e a clínica; ou de natureza técnica, quando há discordâncias no que se refere aos valores dos serviços, medicamentos e procedimentos médicos.

É importante que você saiba que as glosas administrativas representam 88% do total. Isso indica que, muitas vezes, os erros vêm da própria instituição médica que não se atentam a detalhes importantes durante o atendimento.

Pensando nisso, te mostraremos algumas formas de aprimorar os serviços, evitar erros, e diminuir a glosa em seu consultório, clínica ou hospital.

Capacitar a equipe médica pode reduzir significativamente o número de glosas

Para evitar glosas em plano de saúde, é muito importante que todos os profissionais que compõe a instituição estejam preparados para realizar os procedimentos adequadamente.

Um estudo realizado em 2011 em um hospital particular de Brasília constatou que os materiais e medicamentos utilizados durante um atendimento são os itens que mais causavam a glosa no local.

Muitos planos de saúde se recusam a restituir determinados valores de medicamentos hospitalares devido às anotações da enfermagem estarem, muitas vezes, inelegíveis e inconsistentes. É preciso escrever de forma clara e detalhada em todas as fichas que o paciente possuir.

Além disso, a equipe da recepção deve estar preparada para identificar possíveis falhas cadastrais na ficha do paciente. Uma medida simples e eficiente é fazer a checagem dos dados do paciente quando este solicitar um serviço na clínica, no consultório ou no hospital.

Caso alguma etapa esteja desatualizada, o atendente deve alterar essa informação. Fazendo essa simples conferência muitas glosas por erros de cadastro podem ser evitadas.

A tecnologia ao seu favor

Sistema integrado

Atualmente, existem diversos recursos que podem te ajudar a evitar glosas em planos de saúde. Por exemplo, se você tem mais de uma clínica é muito importante utilizar um sistema integrado capaz de cruzar as informações de diversos computadores ao mesmo tempo.

Mas, como isso pode me ajudar a evitar as temidas glosas? É simples. Fazendo uso do sistema, o cadastro do paciente se torna único evitando erros desnecessários. Além disso, é possível buscá-lo pelo nome, CPF ou outro documento. Isso ajuda a evitar que os convênios neguem pagamentos por falhas cadastrais.

Sistemas de informações

Implantar sistemas de informações também é necessário para prevenir falhas. Há inúmeros processos digitais onde é possível identificar o tipo de plano de cobertura e quais os procedimentos estão inclusos no atendimento ao cliente. Alguns sistemas podem gerar autorização automática do plano de saúde e, consequentemente, evitar glosas futuras.

Utilizando esses sistemas, toda a informação do paciente passa a ser digital, desde a recepção, até a conclusão e faturamento. Nesse caso, as guias médicas – papéis vulneráveis a perda, desgaste, etc – se torna um item dispensável.

Para o setor administrativo da clínica médica, a principal vantagem do processo ser completamente digital é que ele permite que a cobrança dos serviços prestados para planos de saúde seja feita mais rapidamente. Além disso, o sistema já calcula todo o custo que o paciente teve naquele local, o que ajuda a diminuir a glosa.

Diminuir glosas é possível

犀利士
>Diminuir glosas dentro de uma instituição de saúde é possível; no entanto, a tarefa requer muita dedicação e envolvimento de todas as áreas. Todos os profissionais devem estar integrados e cientes de que o faturamento total do consultório, clínica ou hospital pode cair significativamente por conseqüências de erros que podem ser evitados.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários. Será um prazer te ajudar!


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