Como fazer um plano estratégico de marketing para profissionais da saúde

SANTÉ POS-GRADUAÇÃO

Por:digitalpixel
News

20

jan 2017

Muitos profissionais da área da saúde têm vivenciado inúmeras dificuldades do dia-a-dia no mercado de trabalho. Não basta apenas o profissional abrir um consultório cheio de diplomas na parede ou com cópias de matérias de jornais e revistas espalhadas pela sala. Isso tudo ajuda a criar uma boa imagem em seu meio de atuação, mas não resolve o problema de captação e manutenção de pacientes.

O marketing, ainda pouco utilizado pelos profissionais da saúde, pode ser uma ferramenta fundamental para auxiliar na formação da imagem desse especialista, na conquista de novos clientes e também no desenvolvimento do relacionamento entre eles. A propaganda boca a boca, nos tempos atuais, já não é mais suficiente. É preciso investir na sua própria imagem e não ter vergonha de parecer ser tão bom quanto realmente é, afinal, você se dedicou para isso.

Para evitar abrir um negócio fadado ao fracasso, é preciso estudo e planejamento. A concorrência está acirrada e o sucesso profissional, principalmente na área da saúde, depende não só da dedicação e da autoestima, mas também da capacidade de se comunicar e se relacionar com os clientes. Por isso, é fundamental investir em um diferencial, no caso, em ações de marketing, para avaliar o mercado no qual está inserido, as tendências, as novas oportunidades e também a concorrência.

Você deve estar se perguntando: “então como é que eu posso fazer meu plano de marketing em saúde?”. Listamos abaixo algumas das principais etapas.

Identificação do público alvo

Conhecer o seu nicho de mercado é fundamental para pensar nas ações que serão tomadas e também para definir o tom da relação.

Quer alguns exemplos práticos? Se você costuma lidar com idosos mais simples, de nada adianta uma postura atrevida e com o uso de vocabulário requintado. Para conquistar esses pacientes, é preciso um tom mais acolhedor e informal. Essa atitude pode ser diferente caso seus clientes sejam crianças. Você pode oferecer algum brinde e apostar num ambiente mais descontraído, com brinquedos na sala de espera. Com certeza além de cativar os pequenos, esse profissional ainda irá conquistar os pais, que são os tomadores de decisão.

Análise do cenário atual

É importante avaliar qual a real situação do seu negócio. Os pacientes estão retornando? Eles costumam realizar algum tipo de queixa? Eles aguardam muito tempo na sala de espera ou são atendidos no horário? Como anda a lista de novos clientes? Já notou a ida de alguns deles por indicação de outros pacientes? Enfim, muitos são os questionamentos para conseguir traçar o rumo dos seus negócios, baseado nos erros e acertos.

O desenvolvimento de um bom plano de negócios é muito importante para que as empresas não vão à falência nos seus primeiros anos de vida.

Análise da concorrência

Identificar a concorrência é fundamental para estruturar o seu posicionamento. Conforme falamos acima, se todos os consultórios infantis disponibilizarem brinquedos para os seus pacientes, o que você poderá fazer para ser diferente? Como quer ser conhecido por seu público-alvo?

A partir desses estudos, é possível definir um conjunto de serviços diferenciais que serão identificados pelos pacientes e que reconhecerão na hora de fazer a escolha frente aos demais profissionais. E isso inclui: atendimento diferenciado, acompanhamento pelo celular ou internet, fácil acesso, preço da consulta compatível com o serviço prestado, entre outros.

Definição das ações e estratégias

Após realizar todos os questionamentos acima e se colocar no lugar do paciente, chegou a hora de montar o plano estratégico. Ele deve conter desde as ações mais simples como as mais elaboradas, levantando os custos e investimentos necessários, bem como definindo quem estará envolvido diretamente na execução.

Com base em todas as informações é possível saber qual a melhor forma de abordar os pacientes, qual conteúdo postar das mídias digitais e quais serviços e facilidades oferecer para os pacientes.

O objetivo do plano é mostrar o caminho a seguir para conquistar os resultados desejados. Um dos melhores elementos de uma marca é a sua credibilidade e isso se conquista com competência, relacionamento de transparência e um bom atendimento. Por isso, todos os colaboradores do consultório devem estar a par dessas estratégias e precisam oferecer um atendimento adequado e falar a mesma linguagem.

O grande erro de alguns profissionais é pensar que somente conseguirão alcançar os objetivos com o dispêndio de muito dinheiro. Isso não é verdade. Como se pode notar, as idéias e ações propostas são facilmente implantadas em qualquer empresa a um custo mínimo. Basta planejar!

Estabelecimento de prazos

Não adianta botar tudo no papel e não estabelecer um tempo determinado para a realização de cada ação. O ideal é que elas sejam separadas em metas de curto, médio e longo prazo. É importante o acompanhamento de cada uma delas e rever os planos de acordo com a necessidade do consultório ou do seu setor de atuação. Vale lembrar que o erro também faz parte do negócio.

Análise da eficiência do plano

Ao final de um período determinado, é importante avaliar os resultados dessas estratégias. Saber o que deu muito certo, para ser repetido, e o que não gerou tanto sucesso, para que se possa pensar em novas alternativas.

Um bom marketing é aquele que conquista bons resultados e também que possui continuidade. Para crescer, é preciso estar sempre atento aos planos traçados e ter a cabeça aberta para mudá-los, para melhor, ao longo do caminho.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários. Será um prazer te ajudar!


Compartilhe:

Conta   Carrinho     
  

Empresarial Civil Towers, torre Cirrus - Rua Arthur de Azevêdo Machado, 1225 - 13º andar, sala 1303/1304 - Costa Azul, Salvador - BA, 41760-000

contato@santeposgraduacao.com.br

×