
As novas tecnologias estão presentes em praticamente todas as esferas da nossa vida moderna. Na área da saúde não seria diferente, atualmente existem muitas novidades que trazem benefícios para o nosso bem-estar. Se você é um profissional do setor ou mesmo um leitor curioso sobre o tema e quer se manter atualizado sobre as novas tecnologias que tem proporcionado avanços na saúde, listamos nove dicas para você ficar em dia com o assunto. Confira:
1 Pesquise
Com a internet temos fácil acesso a muitas informações e se você quiser saber mais sobre o que há de novo na área da saúde, uma rápida pesquisa pode trazer inúmeros blogs e artigos sobre o que os profissionais têm desenvolvido de mais atual. Mas lembre-se, a internet possui uma gama infinita de informações, aprenda a filtrar! Procure por textos de profissionais reconhecidos e sites confiáveis, ok? Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a filtrar esse conteúdo, para facilitar, faça uma lista dos seus blogs e sites preferidos e acompanhe as atualizações.
2 Converse com profissionais da área
Sempre que possível converse com pessoas que estão envolvidas na área e troquem informações. Eles podem estar a par das novidades e indicar boas fontes de pesquisa para você se atualizar. Um bom profissional está sempre em busca de aprendizado e sempre atento às novidades que estão surgindo, então se tiver acesso a pessoas assim, aproveite para conversar bastante e aprender cada vez mais.
3 Participe de congressos e simpósios
Congressos, palestras, simpósios geralmente são um ótimo lugar para se informar sobre o que há de mais recente na medicina. É um lugar de troca entre os pesquisadores e pode ser uma excelente oportunidade para você se atualizar também. Normalmente nesses eventos profissionais de diferentes áreas da saúde se encontram e discutem sobre as novas possibilidades de estudo. Fique atento e informe-se antes sobre os prazos de inscrições e os valores e não perca essas oportunidades.
4 Leia bastante
A melhor maneira de se manter informado sobre um assunto é lendo. Além dos sites que você já acompanha leia também artigos acadêmicos, e-books, revistas especializadas, e todo material que considerar relevante e que possa contribuir para o seu conhecimento. Como as novas tecnologias estão sempre se atualizando, é importante que você esteja bem informado, por isso sempre que puder leia mais e mais sobre o assunto.
5 Acompanhe as redes sociais de profissionais influentes
Nos últimos tempos as redes sociais tem ocupado cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Não é a toa que os profissionais têm aderido aos perfis nas redes como forma de divulgar o trabalho. Uma boa estratégia é seguir profissionais influentes na área de saúde e ter seu feed sempre atualizado com as novas tecnologias que estão surgindo. Isso vale para redes como Facebook e Instagram, mas também redes voltadas para o mercado de trabalho, como Linkedin. Sem falar que tem uma rede social específica para os profissionais de saúde chamada Figure 1. Que tal criar um perfil e ficar conectado?
6 Use as novas tecnologias
Atualmente existem diversos aplicativos disponíveis na área de saúde e várias opções gratuitas que favorecem tanto profissionais quanto pacientes. Desde aplicativos para te ajudar na dieta até alguns mais específicos para o controle da diabetes, por exemplo. Já que você pesquisou bastante sobre o assunto, que tal utilizar as novas tecnologias que temos a disposição? Assim, além de se manter informado você também pode testar na prática o que há de mais moderno. Sem contar que tem aplicativos de notícias também! Basta selecionar a área de interesse e o aplicativo filtra as informações do seu interesse, como o Jornais do Mundo, que dá pra ler em vários idiomas.
7 Registre o que você já sabe
Como a tecnologia está sempre se atualizando e cada vez mais surge novidades, anote ou deixe salvo que você já sabe e descobriu. Assim, sempre que surgir algo novo, você já tem uma base e não perde tempo lendo ou se informando sobre algo que já conhece. Tendo tudo registrado também fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento dessas tecnologias e trocar informações.
8 Crie referências
Já falamos sobre a importância da pesquisa, leitura, de participar de congressos e de se manter conectado a profissionais influentes, mas para que você não se perca em meio a tantas informações, uma dica é criar uma listinha de referências. Quais os melhores sites e blogs sobre o tema? Quais os profissionais se destacam na área? Quais são os principais eventos que tratam da tecnologia na área de saúde? É importante também que você tenha referências de profissionais de outros países, assim você acompanha o que há de mais recente no mundo.
9 Faça cursos na área
A gente sabe que nem sempre é possível se manter atualizado sozinho, não é verdade? Por isso sempre que possível invista uma graninha em cursos profissionalizantes, ou mesmo não perca a oportunidade de fazer um curso gratuito. Se você se planejar direitinho é possível também investir em aperfeiçoamento e conhecimento de novas tecnologias em cursos no exterior, sem contar a troca de experiência com profissionais de outros países. Tem muitos cursos disponíveis na internet também. Pesquise e se informe o que melhor se encaixa no seu perfil.
Se você tem interesse ou alguma dúvida sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários. Será um prazer te ajudar!