Descubra conteúdos que enriquecem sua jornada acadêmica!

Blog

Descubra conteúdos que enriquecem sua jornada acadêmica!

Blog

Descubra conteúdos que enriquecem sua jornada acadêmica!

Blog
Blog SANTÉ
08h00

Quais os indicadores mais importantes para a gestão de uma clínica

Listamos abaixo os principais indicadores de desempenho, que vão avaliar o progresso da sua clínica e torná-la mais competitiva frente ao mercado. São esses fatores que irão nortear a sua conduta ao longo da atuação prática, mostrar a realidade dos fatos e apontar o melhor plano de ação para manter seu crescimento.

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Quais os indicadores mais importantes para a gestão de uma clínica

Em qualquer segmento de mercado, os administradores precisam estar atentos ao desempenho da empresa para garantir que esta se desenvolva e gere resultados positivos. Na área da saúde não é diferente, porém muitos gestores ainda encontram dificuldades na elaboração de medidas que ajudem a ter uma visão clara de como anda a sua performance, para aprimorar processos.

Administrar um consultório não é tão simples quanto possa parecer, uma vez que em muitos deles, o próprio gestor é quem atende os pacientes, realiza as finanças e ainda cuida da infraestrutura e das exigências da legislação.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em KPIs (key performance indicators). Eles nada mais são do que os indicadores de desempenho que vão mensurar a sua atuação frente às práticas importantes para o sucesso da sua clínica. De acordo com o consultor americano, William Edwards Deming, “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, ou seja, não há sucesso no que não se gerencia”.

A criação dos indicadores é indispensável para que uma clínica melhore o alcance do serviço prestado e aumente a sua lucratividade. Mas como eles podem ajudar no gerenciamento de um consultório? Eles precisam ter visão administrativa e assistencial? Como medir o progresso?

Pensando nisso, listamos abaixo os principais indicadores de desempenho, que vão avaliar o progresso da sua clínica e torná-la mais competitiva frente ao mercado. São esses fatores que irão nortear a sua conduta ao longo da atuação prática, mostrar a realidade dos fatos e apontar o melhor plano de ação para manter seu crescimento.

Satisfação dos pacientes

É importante para saber o quão satisfeito o paciente está com a estrutura da clínica, com os seus colaboradores, com o atendimento médico, com a pontualidade, entre outros aspectos. Através desses dados é possível saber em quais pontos a equipe acerta e o que deve ser feito para melhorar os processos que não estão sendo satisfatórios. O foco aqui é a fidelização dos clientes. Esses dados podem ser levantados através de um questionário de satisfação.

Tempo de espera

Esse indicador mede o tempo que o paciente aguarda na sala de espera para ser atendido. Ele é importante, pois é daí que parte a insatisfação de muitos clientes sobre a qualidade do atendimento.

Número de pacientes diários

Neste ponto, não devemos avaliar apenas a quantidade de pacientes que passam pela clínica, mas também a qualidade. Não adianta entrar 50 clientes por dia em um consultório, se nenhum deles for bem atendido.

Caso a clínica possua mais de uma especialidade médica, é importante fazer a divisão para saber qual a mais procurada e planejar o que pode ser feito para captar mais pacientes.

Número de cancelamentos

Ao analisar o número de consultas canceladas ou então os pacientes que não aparecem e nem dão satisfação, é possível imaginar que deve estar havendo falha no atendimento ou então que o médico não está conseguindo convencer o paciente da importância de realizar o tratamento.

Número de pacientes que não retornam

O número alto de pacientes que não retornam pode indicar a insatisfação com os serviços prestados. É preciso avaliar onde está a falha e se atentar para a preservação da saúde e não apenas para o tratamento da doença em si.

Faturamento

Através de um sistema de gestão é possível avaliar o andamento da clínica e prever o faturamento diário e em longo prazo. Os custos de investimentos também devem constar nesse painel, para possibilitar a tomada de decisões como a contratação ou o cancelamento de novos serviços. Esta é a melhor forma de otimizar a administração do orçamento e é um dos itens mais importantes para o gestor que busca eficiência dos processos desenvolvidos pelo consultório.

Valor médio dos exames

Muitas clínicas acabam investindo em equipamentos de exames especializados, para aprimorarem o atendimento, porém cobram preços abaixo da média. Isso pode gerar prejuízo. É preciso analisar o valor médio dos exames em outros consultórios e entre os convênios, para não ter prejuízo operacional.

A avaliação de todos esses indicadores de desempenho e outros que possam surgir (número de novos pacientes, média de consultas por pacientes, valor médio gasto com cada um, etc.), facilita o trabalho dos gestores de uma clínica e contribui para a análise da real situação do negócio. Lembrando que ela deve ser feita periodicamente, sempre comparando com os resultados anteriores, para saber em qual aspecto houve melhoras e quais não foram tão eficazes.

Depois de levantar todos esses dados, é importante adotar uma estratégia de marketing para alavancar o sucesso de sua clínica. Os pacientes com certeza notarão o seu diferencial e se tornarão fiéis aos serviços prestados por você e por sua equipe. Você verá que o investimento terá retorno.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários. Será um prazer te ajudar!

Newsletter
Inscreva-se agora e receba conteúdo de qualidade com materiais educacionais, novos cursos e artigos!

Onde estamos

Clique Aqui

Onde Estamos

Onde estamos

Clique Aqui

Onde Estamos

Onde estamos

Clique Aqui

Onde Estamos
Rua Arthur de Azevêdo Machado, 1225,
Civil Towers, Torre Cirrus, Sala 1303 - Costa Azul
CEP: 41760-000 - Salvador - BA
71 3342-4302
contato@santeposgraduacao.com.br
SANTÉ Pós-graduação em Saúde e Gestão Ltda.
CNPJ: 26.777.899/0001-47
Siga nossas redes
2024 - 2025. SANTÉ Pós-Graduação. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital

Fale com a gente pelo Whatsapp

SANTÉ Pós-Graduação

Status:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Opções. Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização de cookies.

Aceito Opções

Definições

Queremos ser transparentes sobre os dados que nós e os nossos parceiros coletamos e como os utilizamos, para que você possa controlar melhor os seus dados pessoais. Para obter mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade e nossa Politíca de Cookies.

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.

Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.

Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Gerenciar preferências de consentimento
Cookies estritamente necessários

São aqueles que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Bloquear / Ativar
Google Analytics
Necessário