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8 dicas básicas para acertar na relação com o paciente

Manter uma boa relação com o paciente é essencial para garantir crescimento na carreira. Listamos 8 dicas básicas para você acertar na relação com o seu paciente.

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8 dicas básicas para acertar na relação com o paciente

Manter uma boa relação com o paciente é essencial para garantir crescimento na carreira. Quando há um bom relacionamento, o resultado do tratamento é mais eficaz e as chances do paciente te recomendar para os amigos cresce significativamente.

É muito comum ouvir reclamações de pessoas que ficaram horas esperando para serem atendidas em um consultório. “Ele nem me examinou direito” ou “a consulta não durou nem 15 minutos” também são queixas comuns.

É muito importante lembrar que estamos lidando com a vida humana e necessitamos certa empatia ao ouvir, acolher e examinar. Situações como as descritas acima podem desestruturar toda a relação com o paciente e fazer de você um profissional mal sucedido.

Por isso, listamos 8 dicas básicas para você acertar na relação com o seu paciente.

1 – Evite atrasos

É claro que imprevistos acontecem fazendo com que os atrasos em consultas médicas e odontológicas se tornem quase inevitáveis. No entanto, é preciso que você se esforce ao máximo para que isso não ocorra.

Caso não tenha jeito, peça para alguém ligar para os pacientes informando com antecedência que a consulta deverá atrasar alguns minutos. Isso humaniza o atendimento e demonstra o respeito que você tem com as pessoas.

2 – Trate os seus pacientes de forma respeitosa

Se você deseja ter uma boa relação com o seu paciente é preciso tratá-lo da forma mais respeitosa possível. Chame-o pelo nome sempre que possível e mantenha sempre a distância profissional necessária para criar um ambiente de respeito e segurança.

Ultimamente temos escutado muito a expressão “humanização da saúde”. Humanizar o atendimento nada mais é do que se colocar no lugar do outro e realmente entender o que ele está passando.

Perguntar como está o trabalho, a família, entre outras coisas, é interessante para criar uma atmosfera mais confortável ao paciente. Mas, lembre-se; se perceber que a pessoa não gosta de falar da vida pessoal é muito importante parar imediatamente.

3 – Ouça com atenção

Muitos pacientes se queixam que os profissionais da saúde mal o escutam durante o atendimento. Pois saiba que esse é um dos erros mais graves que você pode cometer.

Escute com atenção tudo que o paciente tem para te falar. Faça algumas perguntas, se necessário. Demonstrar interesse é extremamente importante para ele sentir mais segurança em você.

Caso o paciente desvie do objetivo, interrompa-o delicadamente e direcione a conversa novamente.

4 – Seja claro ao dar diagnósticos

Um termo médico pode parecer óbvio para você, mas certamente não é para o seu paciente. É muito importante falar de forma clara durante toda a consulta, principalmente no momento de dar diagnósticos. Não deixe que ele saia do seu consultório com nenhuma dúvida a respeito da patologia ou do tratamento.

Pode acontecer dele se sentir inseguro e até mesmo triste ao lidar com informações relacionadas a doenças. No entanto, por mais complicado que seja o diagnóstico, seja o mais transparente possível e de maneira gentil.

Isso irá contribuir com o sucesso do tratamento, alem de melhorar a relação com o seu paciente.

5 – Mantenha um diálogo equilibrado

Obviamente, existem alguns pacientes mal educados. Hoje em dia, com a internet ao alcance de todos, é muito comum que as pessoas questionem os seus diagnósticos; infelizmente, nem todos fazem isso de forma respeitosa.

Nessas horas, é muito importante você manter a calma e tentar mudar o teor da conversa. Ouça com atenção, explique pacientemente a sua posição e jamais altere o tom de voz.

6 – Tente fidelizar o cliente

Tendo uma boa relação com o cliente, as chances dele se tornar fiel são altas. Mas é preciso manter esse vínculo além da consulta. Uma forma simples de fazer isso é enviar emails ou cartões em datas importantes, como aniversário, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outros.

7 – Esteja disponível

É óbvio que os profissionais precisam de momentos onde possam se desligar totalmente do trabalho. Mas, em se tratando de saúde, é importante saber que casos de emergência acontecem e você deve estar preparado para isso.

Nessas situações, é preciso orientar os pacientes e, caso não possa atendê-los de imediato, recomende algum atendimento emergencial. Não se esqueça de entrar em contato logo que possível para saber o andamento do ocorrido.

8 – Ofereça outros meios de comunicação

É interessante ter um aplicativo, um telefone ou uma rede social para atender os pacientes fora do consultório em casos de emergência. Além disso, uma dica interessante é investir em folhetos informativos ou em conteúdos relevantes em suas redes. Essas são algumas maneiras práticas de aumentar a confiança que o seu paciente tem em você.

Ter uma boa relação com o paciente não é tarefa difícil. Basta um pouco de dedicação, profissionalismo, respeito e atenção. Caso tenha alguma dica para acrescentar, escreva nos comentários!

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